Até o momento, temos 8.687 vias cadastradas em 1607 locais de 402 cidades de 24 estados brasileiros.

Dados do local Rio de Janeiro > Rio de Janeiro > Agulhinha da Gávea

Ampliar imagem Agulhinha da Gávea
Foto: Denis Gahyva. Fonte: Wikimapia.org
Agulhinha da Gávea
Cadastrada por: Luciano Bender, em 16-05-2019 às 14:49
Como chegar à base: De carro, saindo da Tijuca ou Barra, suba em direção ao Alto da Boa Vista e entre na Estrada da Pedra Bonita. Se vier do lado de São Conrado, pegue a Estrada das Canoas.

Independentemente da opção escolhida, rode até encontrar a guarita que marca o início da estrada para a rampa de voo da Pedra Bonita. Suba em direção à rampa e deixe o carro no primeiro estacionamento. O segundo é destinado a quem vai saltar.

De ônibus, é possível chegar até a guarita. Para isso pegue o 448 (Maracaí x São Conrado), que sai de São Conrado e para em um ponto em frente ao quartel do Corpo de Bombeiros do Alto da Boa Vista.

Chegando ao estacionamento de carro, desça a pé por onde subiu. Você vai passar em frente a uma outra guarita, às esquerda, que marca o início da trilha para a subida ao cume da Pedra Bonita. Continue por cerca de 50m, até encontrar uma cisterna à direita. A trilha para a base das vias começa ali.

Se estiver a pé, suba a partir da guarita até encontrar a cisterna, que estará à sua esquerda.

Passe por cima da cisterna e entra na mata, procurando a trilha que pode não estar muito bem definida. Siga sempre subindo, mas de modo bem suave, procurando se manter à direita de uma pequena depressão, mas sem entrar nesta. Mais à frente a trilha volta a fica um pouco mais definida, passa ao lado de um bloco e logo depois você já vai avistar a parede.

Seguindo todas as orientações, você chegará à base da Olimpo, marcada por sua oposição inicial. A Alda Pacheco estará logo à esquerda, onde a rocha é esverdeada.

Toda essa caminhada leva cerca de 15 minutos.